sábado, 16 de julho de 2011

Medalhões dourados em arroz de tomilho-limão




Ingredientes:

- Medalhões de salmão e de maruca;
- Arroz branco lavado e cozido só com sal;
- Folhas de tomilho-limão;
- Azeite virgem-extra;
- Sal;
- 1 limão;
- Alho picado;
- Alho em pó.


Preparação:

- O arroz já deve estar pronto. Eu cozo 300 gr. de arroz em 1,5l de água na bimby usando o cesto por 19 min. na tem 90º mexendo a meio e lavando em água fria corrente no final. Pode ser feito na cuba da Fussioncook usando a proporção 1 de arroz 2 de água ou ao lume.

- Uma hora antes de cozinha o peixe, devendo este estar descongelado (não se preocupe, se não está coloque-o mergulhado em água durante 30 minutos) e seco. Corte rodelas do limão e disponha uma fatia por baixo de cada medalhão. Por cima regue com o sumo do limão restante. Tempere de sal e alho em pó e deixe a marinar.
- Na altura coloque alho picado, 1 c. de sopa mal cheia de folhas de tomilho-limão e bastante azeite na cuba da Fussioncook ou numa frigideira alta. Quando o alho estiver louro e o azeite tomado o gosto do tomilho, coloque-lhe o peixe cuidadosamente para não partir. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado. Se a maruca for mais alta que o salmão, normalmente mais fino, deixe 3 a 4 minutos de cada lado. Reserve.
- Junte o arroz no molho que ficou e saltei-o por 2 minutos mexendo bem mas sem partir o bago.
- Emprate ou sirva em travessa.

1 comentário: